Cidades

Dia de Bike ao Trabalho nesta quinta-feira em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Dia de Bike ao Trabalho nesta quinta-feira em Niterói
|  Foto: Foto: Divulgação
Mecânicos atendem aos ciclistas com serviços de reparos básicos em tendas. Foto: Divulgação

O projeto de manutenção gratuita de bicicletas "SOS Bikes", participa, nesta quinta-feira (13), do "Dia de Bike ao Trabalho", iniciativa da Prefeitura de Niterói para motivar seus funcionários a irem trabalhar, utilizando a bicicleta como meio de transporte.

Serão disponibilizadas duas tendas com mecânicos para atendimento aos ciclistas com serviços de reparos básicos, como conserto de furos, troca de câmeras de ar e outros ajustes.

As equipes estarão de prontidão no final do trajeto, no Centro da cidade, localizadas na sede da Prefeitura (Rua Visconde de Sepetiba) e na secretaria de Fazenda (Rua da Conceição, 100).

Niterói foi a cidade escolhida para o projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro, em março. Do Centro até Charitas, passando por toda orla, equipes de mecânicos especializados, identificados com uniformes do projeto SOS Bikes, transitam diariamente pelos pontos indicados, para ajudar com pequenos consertos.

O projeto conta ainda com um ponto de apoio fixo, de segunda a sábado, no Fika Bike Café, na Rua Marquês de Paraná. De acordo com dados do Programa Niterói de Bicicleta, a cidade registrou aumento de até 300% no fluxo de ciclistas nas principais vias nos últimos anos.

Para acionar o serviço móvel, basta solicitar a ajuda pela plataforma da Santuu Seguradora sempre que estiver dentro das zonas abrangidas.

"O objetivo das duas iniciativas é levar para os ciclistas das cidades contempladas serviços básicos de reparos das bikes, como conserto de furos, troca de câmeras de ar, ajustes em bancos, guidões e correntes e calibragem de pneus sem custo para os ciclistas, exceto o material utilizado", conta a empresária Fernanda Coura.

Niterói conta, atualmente, com uma malha cicloviária de 45 quilômetros. E, em breve, começa a ganhar mais 23 quilômetros de ciclovia na Região Oceânica. A primeira etapa das intervenções consiste na criação de percurso para bicicletas passando pelos bairros de Piratininga, Santo Antônio, Jacaré, Maravista e Engenho do Mato.

Este novo eixo se conectará com a ciclovia Translagunar prevista por outra frente de obras, como a do Parque Orla de Piratininga (POP). A Translagunar será composta de diversos trechos de infraestrutura cicloviária que sairá de Itaipu e Itacoatiara, se ligando ao Túnel Charitas-Cafubá através do entorno das lagoas de Piratininga e Itaipu.

No total, a Região Oceânica de Niterói receberá 60 quilômetros de ciclovias como parte do projeto PRO Sustentável financiado pela CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

"Sou um entusiasta do uso de bike como meio de transporte sustentável e iniciativas como essa em nossa cidade me dão muito orgulho. Niterói saiu do zero na malha cicloviária e, hoje, já somos referência na mobilidade ativa. O uso da bicicleta gera inúmeros benefícios, não só para os ciclistas, mas também para quem não pedala, através da redução do tráfego e da poluição ambiental. O futuro é multimodal", disse o prefeito Axel Grael. 

O responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destaca que a bicicleta, além de contribuir com boas práticas para a saúde e para o meio ambiente, é um meio de transporte seguro dentro, principalmente, do contexto de pandemia do coronavírus. De acordo com Simões, esta iniciativa é a participação de Niterói em uma campanha global que busca demonstrar a quem não possui o hábito de pedalar, o quão prática, rápida e segura pode ser a bicicleta no dia a dia.

“Incentivar os servidores municipais que usem a bicicleta para ir ao trabalho é particularmente importante, afinal, serão eles parte do exemplo de sustentabilidade que Niterói é para o país”, enfatiza Filipe Simões. “Não faremos uma pedalada com todos para evitar aglomeração por conta da pandemia. Os participantes estarão seguindo todos os protocolos sanitários”, acrescenta.

Onde

Tenda fixa: Fika Bike – Rua Marquês de Paraná, 220 – Centro, Niterói /RJ – Em frente a ciclovia.

< Clube brasileiro encaminha a contratação de estrela da Juventus Itaboraí busca recursos para instalar o Hospital do Olho <